Google vai financiar projetos climáticos em Porto Alegre e Curitiba

O Action Fund – fundo de financiamento climático do Google.org, gerido pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) vai financiar projetos climáticos de até R$ 660 mil em Porto Alegre e Curitiba. Serão selecionadas duas organizações sem fins lucrativos de cada região que tiverem projetos inovadores e de impacto na mitigação de emissões de gases do efeito estufa, como como o uso de energia solar. O prazo para envio das propostas encerrou no dia 4. A Leia mais…

Solar respondeu por quase metade da expansão da matriz elétrica mundial em 2019, diz BNEF

A energia solar liderou a expansão da matriz elétrica mundial em 2019 ao adicionar 118 GW em potência instalada no mundo, segundo levantamento da consultoria BloombergNEF (BNEF) divulgado nesta terça-feira, 1º de setembro. Os dados completos constam no relatório Power Transition Trends 2020. No ano passado, a energia solar de grande e pequeno porte representaram 45% da expansão da matriz elétrica mundial, enquanto as fontes fósseis, 25%. Ao todo, 81 países construíram ao menos 1 Leia mais…

Brasil zera impostos de importação para mais produtos de energia solar

Na última quinta-feira (27), o governo federal zerou as alíquotas dos impostos de importação sobre mais de dez tipos de equipamentos de geração de energia solar. Em julho, outros produtos do setor já haviam recebido a isenção dessas tarifas. A alíquota zero será válida até o dia 31 de dezembro de 2021 para os equipamentos, que passam a constar na lista de “ex-tarifários”, classificação que permite a redução temporária dos impostos de importação sobre produtos Leia mais…

Energia Solar: o importado é melhor que o nacional?

A discussão é antiga, mas atual. De um lado, os defensores da produção nacional. Do outro, os que entendem ser melhor abrir o mercado e deixar a eficiência definir vencedores e perdedores. O tema foi retomado com a decisão do Governo Federal de isentar a tarifa de importação para mais de 100 tipos de equipamentos fotovoltaicos. Entre eles, diversos módulos, mais conhecidos como painéis solares. Rapidamente, a indústria nacional se posicionou contrariamente ao incentivo. “Como Leia mais…

Acordo prevê ampliação do uso de energia solar em Fernando de Noronha

A geração de energia limpa deve ser ampliada em Fernando de Noronha. O governador Paulo Câmara (PSB) assinou um termo de cooperação com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) que prevê a utilização de mais dois módulos para reforçar o sistema de armazenamento de energia solar da ilha. Os módulos, que são como baterias, vão armazenar a energia produzida nas placas solares instaladas na ilha e devem ser utilizados principalmente nos horários de pico, segundo Leia mais…

Energia solar: mercado cresce diante dos aumentos das tarifas de luz.

De janeiro até julho de 2018, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já aprovou reajustes e revisões tarifárias de diversas distribuidoras de energia de todas as regiões do país. Os impactos nas contas de milhões de brasileiros variam de 5% a 25,87%. Esse é um dos fatores que tem impulsionado o crescimento do setor de energia solar, que além de gerar economia no bolso, também contribui para o meio ambiente, com a redução de gases do Leia mais…

Segurança jurídica na mudança de regras na geração distribuída é alívio para setor solar no País

As eventuais alterações na atualização da Resolução Normativa nº 482, marco regulatório que autorizou os cidadãos a gerar sua própria energia a partir de fontes renováveis, não vão afetar os consumidores que já possuem o sistema de autogeração de eletricidade em residências, comércios e indústrias. Segundo declarações recentes de Carlos Alberto Calixto Mattar, superintendente de regulação dos serviços de distribuição da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança das regras da geração distribuída no Brasil, Leia mais…

Ministério convida brasileiros a contribuírem com plano sobre energias renováveis. veja como participar.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), está elaborando o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para Energia Renováveis e Biocombustíveis 2018 – 2022. Até 15 de outubro, a população pode enviar suas sugestões, críticas ou elogios ao projeto, que devem ser feitas por meio de um formulário eletrônico. O Plano é um documento de orientação estratégica do MCTIC para sua atuação nas Leia mais…

Brasil está entre os maiores países geradores de energia solar fotovoltaica

O Brasil está entre os 30 maiores geradores de energia fotovoltaica do mundo. O nosso país criou seu maior projeto de energia fotovoltaica, mostrando que está crescendo no ramo das fontes de energias renováveis. Maior projeto de energia fotovoltaica no Brasil O maior projeto brasileiro de energia fotovoltaica consiste em um sistema formado por 5.124 placas solares, que cobrem mais de 10 mil metros quadrados, que será responsável por gerar energia através do Cadeg (Centro Leia mais…

Crescem investimentos em energia solar por indústrias no Brasil

Em dois anos o número de geradores solares cresceu expressivamente segundo a Aneel. Indústria têxtil catarinense acaba de investir em 227 módulos de painéis fotovoltaicos que devem chegar a sustentar o consumo equivalente a 30 residências brasileiras. O crescimento do consumo de energia solar no Brasil vem se consolidando. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o número de geradores solares cresceu 407% em 2016 em comparação a 2015. Esse crescimento se deve Leia mais…