O consumidor fechou 2017 com anúncio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de que os valores com subsídios ao setor elétrico tornarão a conta de energia ainda mais alta em 2018. O pior é que esse tipo de informação não surpreende o brasileiro, acostumado com altas constantes na conta de luz. Por isso, nunca se falou tanto das vantagens da captação da energia solar.

A grande saída apontada por especialistas no setor são os painéis fotovoltaicos, pelos efeitos imediatos, com a drástica redução dos gastos nas residências e empresa. A solução também é avaliada como investimento de retorno certo a longo prazo, já que todo o excedente gerado pode ser comercializado e virar a super moeda do futuro.

Em 5 anos, toda a energia gerada e não consumida pelas famílias ou empresários que adotaram o sistema pode ser vendida à companhia elétrica, lucro certo já que não foi preciso nenhum centavo a mais de investimento do que o inicial, gasto com a aparelhagem e instalação.

Os casos de satisfação dos clientes também são inúmeros. Na região de Campos dos Goytacazes, por exemplo, a residência que antes gastava mais de R$ 400,00 com energia, agora paga apenas a taxa mínima de R$ 70,00. Ele ficou tão satisfeito com o resultado em sua casa que adquiriu um sistema para a empresa com quase 100 painéis  e com certeza também vai diminuir em 90% a sua conta de quase 3 mil reais por mês.

O processo de instalação de painel solar é simples e acessível. Os técnicos fazem a avaliação do local a ser colocado os equipamentos e, de acordo com consumo mensal em kwh. Essa informação o cliente encontra em sua fatura de energia elétrica e repassa a ElectroSun – Energia Inteligente após esse estudo é marcada a visita no local da instalação para confirmar a viabilidade (tipo de telhado, estrutura do imóvel para fixação) algumas vezes o cliente solicita no solo, quando é em área rural. Então é estudado o melhor local seguindo sempre onde mais o sol brilhar durante o dia, para que o cliente gere o máximo possível de energia.

É possível garantir a geração para abastecer casas, comércios e indústria, integrando o sistema de distribuição à rede convencional das concessionárias de energia. Assim, o total produzido vai sendo abatido da conta de energia mensalmente. Com o tempo, a quantidade é suficiente não só para abastecer as residências e empresas, como sobra.

O Brasil tem intensidade de irradiação solar superior a diversos países, mas o sistema ainda engatinha por aqui, graça a desinformação sobre os benefícios e eficiência. Hoje em dia, a energia limpa fotovoltaica é considerada modelo mais moderno do mundo. Pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Os valores também caíram muito ao longo dos anos, com os avanços tecnológicos e subsídios que baratearam o modelo. Não é necessária nenhuma reforma antes da instalação, porque os equipamentos vão no telhado e recebem apenas um micro inversor que joga a energia por cabo para concessionária de energia.

Há linha de crédito especial para o setor, com até 100% do valor total do equipamento financiado. Na Harmonia, o cliente também pode optar pelo parcelamento no cartão de crédito. Os equipamentos têm 25 anos de garantia e vida útil de cerca de 40.

 

Categorias: Notícias

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.