Você pensou na complexidade da distribuição de energia elétrica em país tão grande como o Brasil? A rede não é imune a defeitos e, às vezes, problemas pequenos podem causar a interrupção da energia. Não é mesmo?

A Siemens, é uma das maiores empresas da área de engenharia elétrica e eletrônica do mundo com diversas divisões. Só aqui no Brasil pra você ter ideia, são 12 fábricas e sete centros de pesquisas e desenvolvimentos. Hoje, os equipamentos e sistemas criados pela Siemens  são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País.

O equipamento conhecido como Fusesaver foi desenvolvido para proteger as ramificações de linhas aéreas de média tensão. Ele remove os impactos de faltas transitórias nas linhas de distribuição de energia e protege o fusível.

Considerando que mais da metade dos desligamentos são de curtíssima duração, a grande vantagem do uso desse equipamento está no momento das falhas na distribuição. Ele manda um sinal para a central de controle para religar a rede, reduzindo os custos de operação, já que diminui a necessidade de manutenção nas linhas e/ou redes.

O equipamento atua como um religador, ou seja, o circuito é aberto por um tempo pré-determinado e é fechado novamente. Se neste intervalo a causa desaparecer, ou se extinguir, o elo fusível não queima e mantém-se a continuidade no fornecimento de energia elétrica

 

Fonte: EngenhariaE

Categorias: Notícias

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.