Sem dúvidas, o aproveitamento da energia gerada pela radiação solar é uma das fontes mais limpas e renováveis de produção de eletricidade de todos os tempos. Nos dias em que vivemos, ela é uma das alternativas mais eficientes para reduzir o consumo e os danos causados ao meio ambiente.

Não é por coincidência que cada vez mais empresas e residências estejam aderindo ao conceito de produção de energia sustentável. Além de ser uma iniciativa que não polui o planeta e não utiliza recursos esgotáveis, ela ainda pode reduzir drasticamente o valor de sua conta de luz no final do mês.

E então? Quer saber mais sobre o que é energia solar fotovoltaica, como funciona e quais os benefícios de utilizá-la? Continue a leitura do artigo para entender tudo sobre o assunto!

O que é energia solar fotovoltaica?

É a energia elétrica que é produzida pela radiação solar e, diferente do que muitos pensam, ela pode ser produzida até mesmo em situações adversas como dias chuvosos ou nublados. Quanto mais exposição à luz do sol, mais eletricidade será gerada.

Para converter a luz solar em energia elétrica, são utilizadas células fotovoltaicas (normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Conforme os raios solares incidem sobre uma célula fotovoltaica, o material semicondutor coloca os elétrons em movimento, gerando eletricidade.

Esse tipo de sistema já é utilizado há mais de 30 anos e a eficácia da energia solar fotovoltaica é 100% comprovada.

Como ela funciona?

O sistema que gera energia limpa e renovável permite que a sua propriedade seja valorizada, além de produzir sua própria energia elétrica, praticamente acabando com as contas de luz. Para entender como funciona a energia solar fotovoltaica, confira o passo a passo:

1. Instalação

Os painéis solares são instalados no telhado da propriedade, conectados uns aos outros e no inversor solar. A luz do sol entra em contato com os painéis e reage produzindo energia elétrica.

2. Conversão

O inversor solar converte a radiação do sol absorvida pelos painéis fotovoltaicos em eletricidade, que pode ser utilizada para abastecer sua casa ou empresa para ligar máquinas, computadores, televisões e qualquer equipamento elétrico.

3. Envio

A energia é absorvida pelos painéis solares, convertida no inversor solar e enviada ao seu quadro de luz, sendo distribuída para utilização em sua casa ou empresa e, consequentemente, o seu consumo de eletricidade da distribuidora é reduzido.

4. Utilização

A energia solar produzida é utilizada para ligar seus aparelhos elétricos, lâmpadas, chuveiros, e qualquer outro objeto que esteja conectado à rede elétrica.

5. Retorno

O relógio de eletricidade (medidor bidirecional) é o instrumento que a companhia de fornecimento de energia usa para medir quanta eletricidade você consome. A energia produzida que você não utilizar, ou seja, o excesso retorna para a rede elétrica passando pelo relógio de eletricidade.

Em outras palavras, o excesso de energia produzida é “injetado” na rede da companhia, transformando-se em “crédito de energia”, que pode ser utilizado durante a noite ou nos meses seguintes.

Basicamente, você produz energia renovável com a luz solar e reduz a sua conta de eletricidade.

O que fazer para instalar um sistema de energia solar fotovoltaica?

Antes de tudo, é preciso entrar em contato com uma empresa com credibilidade e experiência no setor e solicitar um orçamento. Os profissionais saberão informar as regras e exigências (que podem variar de uma companhia para outra) necessárias para instalar o sistema de energia solar fotovoltaica em sua rede elétrica.

Quais mudanças serão realizadas em minha empresa ou residência?

O antigo relógio que mede a eletricidade de sua empresa ou residência será substituído por um modelo de medidor bidirecional. Ele mensura entrada e saída de energia. Dessa forma, o relógio é capaz de medir não somente a energia que você consome, mas também a que você produz em excesso pelo sistema fotovoltaico, gerando os “créditos de energia” já citados.

Como funcionam os créditos de energia?

Os “créditos de energia” são medidos em kWh. A cada kWh produzido em excesso pelo sistema de energia solar fotovoltaica, você receberá 1 ponto de crédito de kWh, que pode ser consumido durante a noite ou nos meses posteriores.

O crédito será contabilizado por seu novo modelo de relógio de eletricidade bidirecional e mensurado pela companhia de luz. Quando você receber sua conta de consumo de eletricidade, poderá ver quanta energia consumiu da companhia e quanta “injetou” de volta. Se você tiver “fornecido” mais eletricidade do que consumiu, receberá os créditos para utilizar no mês seguinte.

Vale ressaltar, ainda, que os “créditos de energia” são regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tendo regras específicas que mudam de acordo com a classe de consumo de sua propriedade e localização.

Por que utilizar esse tipo de energia?

Entre as vantagens de utilizar um sistema de energia solar fotovoltaica, podemos citar:

  • nunca irá acabar, pois não utiliza nenhum recurso esgotável da natureza, como a água;
  • é uma fonte de energia limpa. Seu processo de produção não gera poluentes ou resíduos que prejudicam o meio ambiente;
  • é versátil, podendo ser instalada em qualquer lugar, independentemente do tamanho da propriedade ou localização;
  • é silenciosa — o sistema de conversão de energia solar fotovoltaica é totalmente insonoro;
  • é confiável. Quando instalado por uma empresa com experiência e credibilidade no mercado, o sistema de produção de energia solar é totalmente seguro;
  • apresenta grande resistência, visto que equipamentos de qualidade e com certificação dos órgãos regulamentadores são mais duráveis e exigem pouca manutenção;
  • facilidade para instalação, pois você não precisa se preocupar com obras longas ou qualquer transtorno em sua propriedade;
  • é modular, ou seja, se você estiver satisfeito com os resultados, pode ampliar o sistema de produção de energia solar conforme a necessidade.

Lembrando ainda que o conceito de consumo sustentável é tão bem aceito nos dias atuais​ que a sua casa tem o valor incrementado ao ter um sistema de energia solar fotovoltaica instalado.

Categorias: Notícias

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.